Plano de Aula
Xadrez
É branca a gata gatinha
é branca como farinha.

É preto o gato gatão
e preto como carvão.

E os filhos, gatos gatinhos,
são todos aos quadradinhos.

Os quadradinhos branquinhos
fazem lembrar mãe gatinha
que é branca como farinha.
Os quadradinhos pretinhos
fazem lembrar pai gatão
que é preto como carvão.
Se é branca a gata gatinha
e é preto o gato gatão,
Como é que são os gatinhos?

Os Gatinhos eles são.
São todos aos quadradinhos
Tema: Família
Material: tesoura, papel A4, lápis de cor o giz de cera – ou pedaço de carvão
1. ATIVIDADE INICIAL:
Convidar as crianças para desenhar seu corpo (auto retrato) em uma das metades da folha de papel (A4).
A outra metade da folha será usada mais adiante no desenvolvimento da atividade. Em seguida, ler o poema.
2. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO POEMA (Xadrez):
Ler o poema para as crianças. Dividir a turma em dois grupos, sendo um grupo das meninas e outro grupo dos meninos. Após a leitura de cada verso, os grupos, revezando-se, repetem o verso. Em seguida, conversar com as crianças sobre o que gostaram no poema. Essa conversa poderá ser orientada coma as seguintes perguntas.

O que tem nos gatinhos que lembra a mãe? O que tem nos gatinhos que lembra o pai?
O que você tem que lembra sua mãe ou seu pai? Seus irmãos também lembram seu pai e mãe? Como?
Por que o poema usa os termos Gata, Gatinha e Gatão?
(Convidar as crianças a fazer outras perguntas que deverão ser anotadas para serem discutidas na etapa seguinte)
Retomar a atividade do autorretrato e convidar as crianças para desenhar alguma coisa que nelas lembre a mãe ou o pai.
3. DISCUSSÃO:
Iniciar uma discussão com as crianças, sobre o tema família. O (a) professor(a) poderá mediar a discussão fazendo perguntas como as seguintes:

Quem faz parte de sua família? (pais, irmãos, tio/as, avós, animal de estimação, outros ...)
O que as pessoas de uma família têm de semelhante?
O que as pessoas de uma família têm de diferente?
Pode ser que um filho não tenha nada que lembre a mãe ou o pai?(essa pergunta deverá ser explorada além das características físicas.
Outros aspectos poderão também ser explorados como nomes, ideias que a gente tem, comidas, gostos etc.)
Podem existir pessoas parecidas com alguém da família, mas que não faz parte dela? (dar exemplo) Por que as pessoas vivem em família?
O que é preciso para viver em família? Todas as famílias têm valores? (quais?) Todas as famílias têm regras? O que é uma família? O que faz uma família?
4. ATIVIDADE FINAL (SUGESTÕES):
1. As crianças poderão montar uma representação de sua família em sala de aula pedindo a colaboração das outras crianças.

2. Solicitar às crianças que desenhem sua família, apresentando-a ao grupo. Em seguida, poderá ser montado um livro com os desenhos das crianças.

3. Construir a árvore genealógica da família da criança. Em casa, a árvore pode ser ampliada com fotos das pessoas da família.

4. Elaborar um texto coletivo sobre Família. O texto poderá ser um poema. Compartilhar com a Fundação Sidónio Muralha pelo e-mail: fsm.ifep@gmail.com (Sugestão de palavras para ajudar na criação do texto coletivo: família, mãe, pai, bebê, criança, irmão, irmã, filhos, filhas, tios, tias, vovô, vovó, primos, casa, sobrenome, carinho, convivência, lar, sangue, adoção, vizinhos, pessoas, problema, diferenças, união, aprender, crescer, cuidar, casamento, nascimento, conversar, partilhar, respeito, herança, interesse comum, amor, ...)Ilustrar o texto com desenhos das crianças.