ENCONTROS DE LITERATURA
Os Encontros Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil foram eventos realizados para concretizar os objetivos da própria Fundação: sua especificidade que é “preservar e difundir a obra de Sidónio Muralha”.Além disso, busca "Promover o incentivo e amparo ao desenvolvimento e difusão de atividades culturais com especial ênfase às de caráter literário." Desde 1996, a Fundação atua em parceria com o Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar, instituição que tem foco na formação de professores para trabalhar com a reflexão filosófica na Educação Básica. Uma das formas encontradas para realizar esses objetivos institucionais foi a realização de encontros periódicos.
A literatura é um ingrediente fundamental para a formação humana e o exercício da cidadania.
I Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil
Tema: O caminho do livro
O Encontro aconteceu no Colégio Estadual do Paraná (conferências e mesas-redondas) e na Universidade Federal do Paraná – UFPR (minicursos e oficinas). O evento foi realizado nos dias 12 a 15 de maio de 2004. A Fundação Sidónio Muralha abriu espaço para extensa discussão acerca da literatura infanto-juvenil, tendo como base a trajetória do livro. O evento foi concebido a partir da necessidade de nós, paranaenses, voltarmos os olhos à produção literária para crianças e jovens em nosso estado, a fim de valorizá-la e divulgá-la nacionalmente, dando enfoque aos problemas que a cercam e suas possíveis soluções. Assim, cercamo-nos de profissionais da área - vindos dos mais diversos estados - para levar ao público presente as melhores reflexões e atitudes possíveis no incentivo ao livro e à leitura nas escolas, nos lares, nas bibliotecas. Contou com a presença de notáveis estudiosos e professores da área, em âmbito nacional, como: Nelly Novaes Coelho (USP), Walda Antunes (UnB), o escritor Luiz Antonio Aguiar (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEI-LIJ), José de Nicola (autor e professor), Sueli Cagneti (UNIVILLE/SC), Maria Helena Martins (CELPCYRO/RS) e Dalva Garcia (CBFC/SP). Do Paraná estiveram presentes Maria Ângela Monteiro Raio (psicóloga e contadora de histórias) o escritor e editor Roberto Gomes, Glória Kirinus (escritora), Marta Moraes da Costa (PUCPR) e Sueli Bortolin (UEL).Também Elisa Dalla Bonna (UFPR / UNICENP), Fernando Gil (UFPR), Elisiane V. Tiepolo (UNIBRASIL), Márcia Széliga (ilustradora), Cleo Busatto (autora e contadora de histórias) Cláudio Fajardo (BBP) Leilah Bufren (UFPR), Cláudio Teixeira (Hospital Pequeno Príncipe), Célia Elisa Cunico (Projeto Ler e Pensar), além de Luiz Rettamozo, Fátima Ortiz, Rosi Greca , Leopoldo Scherner (PUCPR) e Tako X. Foi especial a contribuição dada por esses profissionais à proposta do evento. Desde conferências e mesas-redondas, passando por minicursos e oficinas até as comunicações, grande parte dos problemas que envolvem a produção do livro e o incentivo à leitura foram discutidos em abordagens diversas. Agradecemos a todos que nos prestigiaram com sua presença no I Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil. Um grande abraço. Comissão de Organização: Helen Anne Butler Muralha Ana Maria de Castro Traub Flaviana Martins de Lima Darcísio Natal Muraro Gloria Kirinus Mônia Silvestrin Danielle Jung Ana Cristina Guimarães.
II Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil
Tema: O caminho do leitor
O evento foi realizado Centro Universitário Positivo (UnicenP), no ando de 2007. Os organizadores foram: Fundação Sidónio Muralha (FSM), Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar (IFEP) e Centro Universitário Positivo (UnicenP) Compreender a literatura como uma energia social. Energia que faz movimentar o pensamento, o imaginário, os sentimentos, as ações e relações sociais. Quais são as novas formas de sua produção e usufruto? Como produzir, transmitir e utilizar essa energia? Uma pergunta aberta para ser respondida em cada tempo e lugar. O II Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil foi uma oportunidade de se deparar com essa questão e aprofundá-la sob a perspectiva do “CAMINHO DO LEITOR” por meio de conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas. O espaço não poderia ser melhor do que o belo e avançado campus acadêmico da UnicenP (Centro Universitário Positivo), Curitiba, Paraná. O evento aconteceu nos dias 01 a 04 de outubro de 2007, mês que reúne duas datas muito especiais para a literatura: o dia das crianças e o dia do professor. Contamos com 435 pessoas participando do evento. Houve participação também de crianças de escolas públicas municipais através de atividade oferecida em parceria com o Instituto Goethe: mostra de filmes alemães da década de 50 e contação de histórias. Aproximadamente 500 crianças das 3ª e 4ª séries tiveram a oportunidade de participar deste trabalho. O evento buscou aprofundar diversos problemas relacionados à literatura apresentando maneiras diferentes de abordá-los, bem como, práticas que permitem o enriquecimento da experiência com o livro e a leitura. O Encontro foi um fórum de apresentação e discussão da produção literária infanto-juvenil do Paraná, articulada com as reflexões em nível nacional sobre o tema. Neste sentido, buscou contribuições de escritores, ilustradores, contadores de histórias, educadores, filósofos, editores e livreiros, a fim de avaliar e discutir os feitos e os rumos da literatura para crianças e jovens no estado e no país. Em termos práticos ofereceu discussões, estudos, troca de experiências que contribuem para inovar e renovar as ações com literatura Infanto-Juvenil, abordando os problemas da produção e do acesso ao livro, bem como o incentivo à leitura em áreas políticas, metodológicas e culturais. Representa a soma de esforços para aprimorar a formação do leitor dentro de um grande desafio que é mudar o alto índice de leitores funcionais. O caminho é potencializar a experiência da leitura, tornando-a mais significativa, crítica, alegre e prazerosa. Agradecimentos especiais aos apoiadores: SINEPEPR, Livrarias Curitiba, Biblioteca Pública do Paraná, Instituto Goethe-Curitiba, Kapo, Vittalev, Secretaria da Cultura do Estado do Paraná. Relação de especialistas que desenvolveram atividades durante o II EPLIJ: - Vânia Maria Resende (MG), Literatura infantil brasileira: novos modos de produção, novos modos de leitura. - Pedro Bandeira (SP), Como conquistar o aluno que não gosta de ler - Rosy Greca e Fátima Ortiz (PR), Poemas e Canções Para Crianças - António Mota (Portugal), A biblioteca com rodas - Jussara Bufren R. Finatti (UnicenP), IES e a Literatura - Elisa Maria Dalla Bona (UFPR), Ler se aprende na escola? - Marta Morais da Costa (PUCPR), O desejo abraçado a um livro sem fim - Clarice Lottermann (UNIOESTE/PR), Entre o prazer e a obrigação: a leitura na escola - Gloria Kirinus (Escritora), Moinhos de (in)vento - Roberto Gomes (PR), O que buscamos nos livros? - Glória Kirinus, O imaginário: (m(ar)co entre o leitor e o escritor - Anna Claudia Ramos (RJ), Nos bastidores do imaginário: do escritor e do leitor. - Márcio Vassallo (RJ), Literatura infantil e poesia no dia-a-dia: a importância do encantamento na vida da gente - Helô Bacichette (RS), Literatura Infantil: a criança no espelho - Gustavo Laranja, Políticas públicas sobre Literatura - Christiane Martins - SME Curitiba / PR, Incentivo ao livro e à leitura: ações da SEEDPR - Darcísio Muraro (IFEP), Filosofia, Literatura e Educação - Sérgio Sardi (PUC-RS), A construção do sentido da leitura-escritura: um caminho de volta ao silêncio - Paula Ramos (UNESP-Araraquara), Filosofia na literatura: sedução, prazer e liberdade. - José Auri Cunha (Col. Vera Cruz/SP), Imaginação e criatividade: trilhas da educação para o filosofar - Comunicações: - António Mota (Portugal), O sabor do texto - Cátia Toledo Mendonça, doutora, PUCPR, Literatura juvenil: leituras de muitas linguagens. - Rosy Greca (Compositora, Cantora, Educadora Musical), Despertar musical na escola - Cleide Jussara Muller Pareja (PR), Professora UnicenP , Oficina de Literatura Infantil (prosa) - Márcia Machado, Coordenadora Pedagógica Positivo Informática, Oficina do Escritor - - Glória Kirinus, Escritora, Lavra–Palavra - Márcio Vassallo, Jornalista e Escritor, Estilos de ler, estilos de ver: poesia, encantamento, beleza e estranheza na literatura infantil - Anna Claudia Ramos, Presidente da AEI-LIJ, Quanto mais cedo melhor - Sueli de Souza Cagneti, Doutora, Narrativa Visual: um gênero a ser discutido - Maria Ângela Monteiro Raio, psicóloga e contadora de histórias, Professor-aluno, que história é essa? - Helô Bacichette, Escritora , Resgatando o ELO perdido: Literatura na Educação infantil - Carolina Calomeno (UnicenP), Criação de ilustração tridimensional para livro infantil - Priscila Angélica Santos, Contadora de histórias, A ludicidade no Contar - Paula Ramos de Oliveira, doutora, UNESP, A experiência de criação em filosofia para crianças - Sérgio Augusto Sardi, doutor, PUCRS, Pensando a partir do silêncio - José Auri Cunha (SP), Escritor, A Educação Filosófica como “educação da imaginação” - Nathalia Saliba Dias, Mestre em Literatura UFPR, Por que ler “Alice no País das Maravilhas?” - Maria José de Menezes (PR), Psicóloga e escritora, Oficina prática de ritmo e arritmo na poesia - Tadao Miaqui (PR), Ilustrador, Oficina prática de animação - - Maria Cristina Elias Esper Stival , Pedagoga, Mestrado em educação, Viagem dos contos para o mundo real. - Jaqueline Sampaio, Professora (Londrina-PR), contadora de histórias, Possibilidades pedagógicas na Literatura Infanto-Juvenil - - Priscila Angélica Santos (PR), Contadora de histórias, Contação com objetos