Philosletera
Filosofia, Literatura e Educação: as bases da formação humana
O significado de Philosletera

Os dois aspectos principais e originários do termo PHILOSLETERA são:
Philo, derivado de philia, significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais.
É o reconhecimento da dimensão filosófica da obra de Sidónio, especialmente pelo seu aspecto ético, social e político. Etimologicamente a palavra filosofia é composta por Philo, como vimos e por Sophia que quer dizer sabedoria.
 Letera significa letra, palavra, linguagem, literatura, cultura, leitura. Homenagem também a Sidónio Muralha como “o homem das letras”, ou seja, escritor, autor. Seu modo original de brincar com as palavras, colocando beleza, sentidos, alegria.
Assim, Philosletera significa a amizade ou o amor à letra, palavra, linguagem, literatura, cultura, leitura que sinalizam possibilidades da sabedoria.
A parceria:
O entrelaçamento de missão e objetivos nos campos da literatura, filosofia e educação proporcionou o início da parceria entre a Fundação Sidónio Muralha e Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar desde dezembro de 1996.
A Literatura é uma fonte inesgotável de significados que alimentam nosso pensamento, nossa imaginação, nossas emoções. Ela é motivo de fruição, de um prazer ímpar gerado no contato com outras mentes, épocas, experiências, enfim, com a tradição cultural da humanidade.
A Filosofia tem na Literatura uma amiga inseparável, na medida em que encontra nela uma forma de dar vazão aos questionamentos e ideias. Assim, o pensar filosófico pode ser comunicado e convida cada leitor a uma experiência de pensar de volta o já pensado para poder pensar e criar significados ainda não pensados. E o filosofar continua vivo em cada pergunta do leitor, na sua curiosidade investigativa, na reflexão imaginativa que aventura descobrir novos sentidos e horizontes.
A união de nossos ideais e ideias busca contribuir com a pesquisa, formação e desenvolvimento do leitor filósofo: o amante dos livros e das ideias. Ler e filosofar é um caminho da construção de ser humano questionador e investigativo, aquele que pensa sobre os valores da ética e da cidadania na condução de sua vida.
Realizamos esses objetivos através dos recursos que dispomos - materiais didáticos e biblioteca - e das atividades formativas que desenvolvemos: plantão presencial e on-line, eventos, cursos, oficinas, encontros, assessorias a escolas e a pesquisadores, professores, coordenadores pedagógicos e interessados.
Nossa casa está sempre de portas abertas para acolher pessoas e instituições e seus projetos.
Nossa equipe sempre disposta para lhe atender e contribuir com o melhor de nossas capacidades.