Helen Anne Butler Muralha

Homenagem: Acessar projeto

Homenagem: Medalha de Lucas

Helen Anne Butler Muralha

A Helen Anne Butler Muralha é filha de Guilherme Butler e Martha Butler, emigrantes da Letônia que fixaram moradia em Curitiba no início da década de 1920.
Nasceu em 17 de janeiro de 1931, em Curitiba, Paraná. Fez a escola primária no Grupo Escolar Xavier da Silva, o ginásio no Colégio da Divina Providência e o Colegial no Ginásio Paranaense, atual Colégio Estadual do Paraná.
Concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná / UFRP, no ano de 1954, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, área em que atuou por mais de 60 anos, em consultório particular e em diversos hospitais.
Foi professora de Clínica Propedêutica na Cadeira de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Participou como conselheira na criação do Conselho Regional de Medicina do Paraná.
É formada em curso superior de piano na Academia Antonio Melilo, acompanhante de corais, solistas vocais e instrumentais, regente de corais, solista vocal no período inicial do Coral da Universidade Federal do Paraná e solista componente da Camerata Ars Nova: (Acessar) , primeiro conjunto vocal de música renascentista em Curitiba, sob a regência de Luiz Fernando Coelho.
Em 1970, no retorno a Curitiba de viagem que fizera a São Paulo para participar de curso na área de Medicina, um encontro inusitado: no mesmo ônibus, em banco próximo, viajava a negócios o escritor e administrador de empresa Sidónio Muralha.
Desse encontro nasceu um relacionamento de amizade que evoluiu e veio as se formalizar no casamento.
Em 1982, Sidónio partiu levado por complicações de doença hepática. Deixou nas mãos da Dra. Helen uma vasta obra literária e uma missão: levá-la ao conhecimento do mundo.
O acervo de livros de Sidónio Muralha foi doado pela Dra. Helen para uma biblioteca da Fundação Cultural de Curitiba. Como a biblioteca não tinha nome, Ondina de Souza, amiga da Dra Helen e Key Imaguire Jr, tomou a iniciativa de criar um abaixo assinado pleiteando o nome de Sidónio Muralha para esta biblioteca. Graças ao esforço de Ondina, o abaixo assinado obteve o total de 1249 assinaturas, o que motivou a biblioteca a receber o nome do poeta. A biblioteca foi conduzida com brilhantismo por Maria Ângela Monteiro Raio, coordenadora da instituição.
Alegando dificuldade de manutenção por parte da administração pública, a biblioteca veio a ser desativada, passando a abrigar a Associação dos Meninos de Curitiba (ASSOMA). Para a Dra. Helen, esta biblioteca tinha mais do que livros: Sidónio estava morando lá. O encerramento deste projeto foi um acontecimento triste: “Era como se fosse uma segunda morte de Sidónio, mas era como se a poesia estivesse ali, conclamando a Fênix para renascer de suas próprias cinzas.”
Em 1988, Maria Ângela Monteiro Raio que acompanhava o desenrolar destes fatos da vida da Dra Helen, concebeu a criação de uma Fundação que abrigasse o legado de Sidónio Muralha. Assim, a Dra. Helen reuniu os filhos de Sidónio e amigos de diversas áreas para instituir a Fundação Sidónio Muralha para propagar e salvaguardar a obra do poeta português.
A Dra. Helen tem um histórico admirável em sua especialidade por ter atuado no acompanhamento de milhares de nascimentos. Além disso, a Dra. Helen é reconhecida como pessoa de grande cultura, sempre atualizada com as publicações nas áreas da medicina, literatura, história, jornalismo, religião, arte e cinema. Tem especial dedicação às causas sociais e humanitárias, e é perseverante em projetos culturais e de voluntariado, voltados sobretudo às crianças.
A Dra. Helen gosta de festas, de sorrir, de celebrar a vida com os amigos e amigos dos amigos. Enfrenta as circunstâncias mais adversas com diálogo, assertividade e confiança nas pessoas.
É difícil traçar em palavras a estatura profissional, ética e humana da Dra. Helen. Suas obras e o amplo reconhecimento público são sinais da grandeza de sua pessoa.